sexta-feira, 26 de junho de 2009

“Vaidade” por Rosana Hermann

Encontrei passeando pela net, um texto excelente atribuído ao Herbert Vianna, mas que na verdade pertence a Rosana Hermann.

Não sei o que essas pessoas pensam da vida, pra ficar trocando o nome de um autor pelo outro, mas em todo o caso o texto é muito bom.

Foi escrito na ocasião em que Marcus Menna, vocalista do LS Jack entrou em coma após complicações em uma lipoaspiração (02/07/04).

Procurei pela internet o blog da autora, encontrei o blog, o Querido Leitor, mas não o link da postagem original. Em compensação, ele está reproduzido pela net. Então tomei a liberdade de postá-lo aqui, na íntegra.

Além do texto ser bom, talvez ajude a corrigir o erro de autoria.

“Vaidade” ou “No trabalho e chocada” por  Rosana Hermann

1-1

É possível isso? É admissível isso? Um rapaz de 27 anos ter uma parada cardíaca e entrar em coma após uma cirurgia de lipoaspiração? Pelo amor de D'us, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?

Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu.
Hoje, D'us é a auto imagem.
Religião, é dieta.
Fé, só na estética.
Ritual é malhação.

Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal.
Ruga é contravenção.
Roubar pode, envelhecer, não.
Estria é caso de polícia.
Celulite é falta de educação.
Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.
Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa.
Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, a humanidade, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.

Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas... uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.

D'us permita que ele volte do coma sem seqüelas. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

PS - Desculpe o desabafo, o texto em um fôlego só. Mas sabe, isso é um blog.

Um comentário:

  1. Boa noite, Margo.
    Achei seu blog por acaso, passo prá te dizer, que também sou aquariana, sou bastante difícil, tenho 4.7 com muita gravidade..rsrsrsrs... Estou pensado em montar um blog também, parece que você está me inspirando.
    Abraços e parabéns.
    Ana Dulce

    ResponderExcluir