quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Direitos do consumidor: faça valer os seus!

No início do mês de novembro, quando fui ao supermercado fazer as compras para casa, comprei um desodorante.

Aquela coisa bem básica, um roll on sem perfume – pra não ficar brigando com a colônia que eu resolva usar – e promete duração por 24 horas.

E seria ótimo se o bonitinho em questão cumprisse de fato o que prometia. Imagina que quando fui usá-lo, ele simplesmente não funcionou, ou seja: o roll on não rolou. E o pior de tudo: quando fui insistir acabei irritando as axilas, e o que de fato também acabou me irritando.

Larguei o produto de lado e esqueci.

Até que em meados de dezembro, vi o bichinho lá, totalmente rejeitado e resolvi deixá-lo de ponta-cabeça pra ver se funcionava. E nada.

Tentei força-lo com os dedos, e neca. Em último caso, mandinga, mas também não adiantou.

Ok, pode me chamar de pão dura, mas não tive coragem de jogar o desodorante fora. Afinal gastei dinheiro com ele, oras.

Examinando a embalagem, resolvi entrar em contato com o fabricante. Minha filha acessou o site da marca e enviou um email para o setor de reclamações, e adivinhe. Em poucas horas, recebemos um telefonema do setor de atendimento do consumidor da marca.

Falando com a atendente, que foi muito atenciosa (coisa rara hoje em dia), descrevemos o problema em detalhes, além do número do lote e lugar onde a compra foi feita. Obtivemos a promessa de reposição do produto e o pedido para que enviássemos o que estava com defeito, mediante postagem gratuita para que fosse encaminhado a análise.

E em alguns dias, ou vários já que era fim de ano e os dias úteis não são tão úteis assim, recebemos pelos Correios um produto novo, funcionando perfeitamente (e bem até demais), além de um esmalte de brinde. E, cumprido o trato, enviei o desodorante da discórdia para análise.

últimas para separar 887

Vale a pena usar os direitos de consumidor. Eu usei os meus direitos por um produto que muitos talvez deixassem pra lá, dizendo que pelo pouco preço não valeria a pena um provável desgaste. Não me estressei, fui muito bem atendida e de quebra, posso ter ajudado a marca a identificar falhas em seu serviço.

Eles não adivinham que produtos de certo lote possam estar com problemas seja na fábrica ou no transporte, a menos que o cliente informe sobre eventuais defeitos.

Não importa o preço do produto em questão. Faça o seu direito de consumidor valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário